quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Flores Comestíveis Para Festas


Com a arte de modelar flores é possível criar margaridas, amor-perfeito, minirosas e outras flores, todas decorativas e comestíveis.

Ingredientes da massa para as flores:

3 colheres (de sopa) de água
1 colher (de sopa) de gelatina incolor
Açúcar impalpável (Arcolor)
Essência de amêndoas (a gosto)
1 colher (de sopa) de margarina
1 colher (de sopa) de glucose
Boleador
Pincel
Cortador para folha
Cortador para pétala

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina com a água em banho-maria e acrescente a glucose, a margarina e a essência. Mexa até dissolver bem. Tire do fogo. Numa bancada de granito faça um “vulcão” com o açúcar impalpável e agregue a mistura no centro. Trabalhe a massa com as mãos até dar o ponto. Abra com o rolo. A massa deve ficar elástica e não muito dura. Tinja pequenas porções de massa para as flores com anilina comestível nas cores amarelo, laranja e verde. Reserve-as em potes. Abra a massa, tinjida de laranja, sobre a tábua pequena, usando o rolo até obter uma espessura de 4 mm. Use o cortador de pétala de rosa para obter 14 pedacinhos.

Como modelar:

Ponha um pouco de amido de milho nas mãos, apoie a pétala na palma da mão e movimente o boleador para dar a forma final. Repita o mesmo processo, até obter as 14 pétalas. Agora, modele uma pêra e um cabinho, como se estivesse enrolando uma coxinha. Com o pincel passe um pouco de água na beiradinha da pétala e vá envolvendo a perinha. Use duas pétalas e depois mais três. Em seguida, use mais quatro pétalas e, por fim, mais cinco.
Para modelar as folhas, abra a massa da mesma maneira, use o cortador para folha e, em seguida, coloque a massa sobre o marcador, apertando com os dedos. Misture a anilina verde num pouco de água e passe-a com o pincel sobre a superfície da folha. Ela vai realçar as nervuras. Fixe as rosas e as folhas no bolo com um pouco de glacê real.

Dicas:

Caso queira um botão de rosa mais fechado, utilize menos pétalas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário